quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ciência: produto de grandes homens?

A impressão que temos ao ler um pouco sobre a história da ciência é de que ela só progride graças a certos figurões. Copérnico e Kepler na astronomia, Newton e Galileu na física, Darwin na biologia... 

Na foto abaixo, vemos cientistas na Conferência de Solvay. Entre as ''personalidades'', estão Einstein, Bohr, Max Planck, de Broglie, Schrödinger, Pauli (o do princípio de exclusão de Pauli, lembram?), Heisenberg, nomes tão familiares em nossas aulas de Química sobre mecânica quântica.


Conferência de Solvay, 1927. Dos 29 participantes, 17 são ganhadores do prêmio Nobel
Disponível em: Commons
.



Erwin Schrödinger ,1933.
Disponível em: Commons.
Lembrando que esse tal de Schrödinger não deixou apenas sua equação, tão importante para físicos e químicos, mas também um legado para nós, futuros biólogos. Afinal, seu livro What Is Life? influenciaria Watson e Crick, descobridores da estrutura do DNA, outros figurões.

Parece que o conhecimento se concentra sempre em torno das mesmas pessoas, que para se ter resultados na ciência é preciso ser "o cara".

O que acontece é que esquecemos que havia toda uma estrutura de apoio a estes cientistas. Universidades, professores, outros cientistas, faxineiros de laboratório... A lista cresce, e podemos dizer que sem esse apoio muitas das descobertas científicas não seriam possíveis.

"Uma andorinha só não faz verão''. Um cientista, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário