terça-feira, 28 de junho de 2011

Nossos cientistas..

Esses foram os cientistas brasileiros escolhidos por uma revista (Caros Amigos, 2009):


Adolpho Lutz - foi um médico e cientista, pai da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas.



Vital Brazil - foi um importante médico imunologista e pesquisador biomédico, de renome internacional.


Sérgio Buarque de Hollanda - foi um dos mais importantes historiadores brasileiros. Foi também crítico literário e jornalista.


Paulo Freire - foi um educador e filósofo. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.


Anisio Teixeira - foi um jurista, intelectual, educador e escritor. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.


Carlos Chagas - foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista, que trabalhou como clínico e pesquisador. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanossoma cruzi e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Ele foi o primeiro e o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia (e, ainda assim, não ganhou um Nobel).


Oswaldo Cruz - foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista. Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.


Nise Silveira - foi uma renomada médica psiquiátrica, aluna de Carl Jung. Dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.


Celso Furtado - foi economista e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX.


Cesar Lattes - foi um físico brasileiro, co-descobridor do méson pi.


Milton Santos - foi um geógrafo. Apesar de ter se graduado em direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo.


Crodowaldo Pavan - foi biólogo e geneticista. Foi presidente do CNPq de 1986 a 1990. Foi professor-emérito da Universidade de São Paulo.


Mauricio Rocha e Silva - foi um médico, e descobriu a bradicinina usada em medicamentos de controle da hipertensão.


Darcy Ribeiro - foi um antropólogo, escritor e político conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país.


Mario Schenberg - foi um físico, político e crítico de arte de origem judaica. Largamente considerado o físico teórico mais importante do Brasil, Schenberg publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, mecânica esatística, relatividade,  astrofísica e matemática.


Florestan Fernandes - foi um sociólogo e político. Foi duas vezes deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. Sua biblioteca foi cedida, em 1996, à BCo da UFSCar, e encontra-se no último piso (visite!)


Luiz da Câmara Cascudo - foi um historiador,  folclorista,  antropólogo,  advogado e jornalista brasileiro.


Fritz Feigl - foi um militar,  professor, químico e pesquisador austríaco, naturalizado brasileiro. Fritz foi o criador e idealizador da Análise de Toque, uma técnica simples e eficiente na qual provas analíticas são executadas numa só ou em poucas gotas de soluções sem utilizar instrumentação.


Josué de Castro - foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor, ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à fome. Destacou-se no cenário brasileiro e internacional, não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo, mas também no plano político em vários organismos internacionais.


Gilberto Freyre - foi um sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor, considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX.


José Bonifácio - foi um naturalista, estadista e poeta. É conhecido pelo epíteto de “Patriarca da Independência” por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil.


Graziela Barroso - Naturalista brasileira, a primeira dama da Botânica no Brasil, a primeira mulher a fazer um curso de graduação nesta área no Brasil. Ela teve que superar críticas e preconceitos, para anos depois, voltar aos estudos, decidida a fazer da botânica a sua vida.


Johanna Dobereiner - foi uma engenheira agrônoma pioneira em biologia do solo. A agrônoma Johanna Dobereiner é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres, segundo levantamento de 1995 da Folha de S. Paulo.



Henrique Morize - foi um  engenheiro industrial, geógrafo e engenheiro civil francês, naturalizado brasileiro. Trabalhou também como astrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário