terça-feira, 26 de abril de 2011

O que é Ciência?


Ciência (do Latim scientia, significa “conhecimento”) refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Mas como obter esse conhecimento?
A busca por conhecimento é uma prática muito antiga, onde os humanos procuram respostas dos problemas mais simples até os mais complexos do dia a dia. Muitas dessas respostas eram explicadas com a ajuda da mitologia ou de crenças religiosas. A partir do momento em que o homem passou a questionar estas respostas usando a razão e não mais suas crenças, foi possível obter respostas mais plausíveis e realistas. Esse conhecimento que se busca só é adquirido por meio de algum método científico, ou seja, na prática.

2 comentários:

  1. ''Esse conhecimento que se busca só é adquirido por meio de algum método científico[...]''

    Sei não...

    O Boaventura tem outra olhar: ''A ciência moderna não é a única explicação possível da realidade e não há sequer qualquer razão científica para a considerar melhor que as explicações alternativas da metafísica, da astrologia, da religião, da arte ou da poesia.''

    ResponderExcluir
  2. Comentário interessante este logo acima, afinal, se o mundo do conhecimento não deve excluir representações, explicações, interpretações... "Há muito mais entre o céu e a terra do que imagina nossa filosofia", diria a personagem shakespeariana.

    Para tentar explicar o mundo, penso que seria bom considerarmos cosmologias e sabedorias de outra ordem. Afinal, do que é feito um cientista? E uma comunidade científica? Seres humanos - que estão em permanente contato com outros seres viventes e também com uma quantidde enorme de outras coisas...

    ResponderExcluir